Como fazer o Cadastro de Documentos e Pacotes de Documentos?

Como fazer o Cadastro de Documentos e Pacotes de Documentos?

O Sistema GEO possui uma rotina para efetuar o controle de entrega de documentos, onde o sistema pode incluir automaticamente, no processo de matrícula (Tela de Matrícula Rápida), todos os documentos que estão relacionados no Pacote de Documentos que estiver vinculado ao curso.





Neste artigo você aprenderá:


  • Cadastrar o Nome do(s) Documento(s)
  • Cadastrar o Nome do(s) Pacote(s) de Documento(s)
  • Incluir a referência do(s) Documentos no(s) Pacote(s) de Documento(s)
  • Fazer a ligação do(s) Pacote(s) com o(s) Curso(s)




Vamos lá?






Acesse CONFIGURAÇÕES | Configurações | Parâmetros









Estando na Tela de Parâmetros (Aba Ger.), escolha no campo "Grupo" a opção "DOCUMENTOS", conforme imagem abaixo:









Sistema GEO carregará na tela todos os documentos que já estão cadastrados, veja um exemplo:







Para incluir um novo documento basta criar um Código (até dez caracteres alfanuméricos - não use acentos nem espaços) e uma Descrição, que é o próprio nome do documento, nos campos destacados em vermelho na imagem acima. Após os dados preenchidos clique no Botão Inserir (Seta Branca).




Pode-se fazer a separação de documentos utilizando-se o recurso de Pacotes de Documentos. Deve-se criar um pacote de documento para cada curso quando a documentação a ser entregue for diferente entre os cursos. Vamos a um exemplo prático:





A Escola oferece os seguintes cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.




Os documentos exigidos no curso de Educação Infantil são diferentes do Fundamental e Médio. Então neste caso é necessário criar um Pacote para Educação Infantil e um outro Pacote para Fundamental e Médio.




Para criar os Pacotes de Documentos escolha um novo grupo de parâmetros "PACOTE-DOC", veja:







Sistema GEO mostrará na tela todos os pacotes que já estão criados, veja o exemplo:




Por padrão o Sistema GEO apresenta o "Pacote Aluno", para casos que não é necessário fazer a divisão dos documentos por cursos. Caso não for utilizar o mesmo pode ser apagado clicando no Botão Excluir "X".

Para incluir um novo pacote basta criar um Código (até dez caracteres alfanuméricos - não use acentos nem espaços) e uma Descrição, que é o próprio nome que identificará o pacote de documentos, nos campos destacados em vermelho na imagem acima. Após os dados preenchidos clique no Botão Inserir (Seta Branca).


Veja na animação abaixo como fazer essa inclusão:







Na imagem abaixo pode-se ver que os dois novos pacotes foram acrescentados (destacados em vermelho), veja:




O próximo passo é incluir a referência dos documentos dentro dos pacotes, a isso chamamos de "Montar os Pacotes de Documentos". Essa montagem será feita também pela tela de Parâmetros, porém na aba "Docs.". Se mudarmos de aba agora os dados que foram inseridos ainda não estarão disponíveis, pois é necessário fazer um "refresh" na tela. Para isso pressione a tecla [F5] de seu teclado e depois selecione a aba "Docs.".


Estando na aba "Docs." escolha o pacote adequado no campo "Pacote Documentos", conforme mostrado, em nosso exemplo, na imagem abaixo:





Veja na animação abaixo como fazer a inclusão dos documentos dentro dos pacotes:



Montar os Pacotes de Documentos.



Montando os pacotes de documentos no Sistema GEO - Gestão Escolar Online




A última etapa deste processo é fazer o vínculo dos Pacotes de Documentos nos cursos, para que o Sistema GEO possa utilizar essa estrutura no processo de matrícula que é realizado pela tela de Matrícula Rápida.


Seguindo nosso exemplo, será mostrado na animação abaixo como efetuar este vínculo na Tela Cadastro de Curso, veja:



Efetuando o vínculo do Pacote de Documentos no cadastro do Curso.









Ficou com alguma dúvida?

Faça contato com a equipe de suporte no telefone (11)2626-2637 ou envie e-mail para: suporte@jcsolucoes.com.br

    • Related Articles

    • Como fazer o Cadastro de Cursos?

      O Cadastro de Cursos é requisito obrigatório, pois no processo de criação de turmas será necessário escolher o curso, e essa estrutura será usada também no processo de matrícula dos alunos. Para efetuar o cadastro acesse o menu: ACADÊMICO – Cadastros ...
    • Como fazer o Cadastro de Professores?

      O Cadastro de Professores é requisito obrigatório quando for necessário fazer a geração de diários (alocações), bem como efetuar o controle das notas e faltas do aluno.  Para efetuar o cadastro do Professor acesse primeiramente o menu: ACADÊMICO – ...
    • Como fazer o Cadastro de Disciplinas?

      O Cadastro de Disciplinas é requisito obrigatório para o processo da montagem da grade curricular no cadastro do curso.    Para efetuar o cadastro das turmas acesse o menu: ACADÊMICO – Cadastros – Disciplinas. O código da disciplina pode ser ...
    • Como fazer o Cadastro de Salas?

      O Cadastro de Salas de Aula é obrigatório quando a escola for utilizar o recurso de inclusão do horário para efetuar a geração das aulas e fazer o controle de faltas aula a aula.  Pode-se criar apenas um sala "Padrão", ou o mais indicado é fazer o ...
    • Como fazer o Cadastro dos Horários de Aulas nas Alocações?

      O Cadastro de Horários é obrigatório quando a escola for utilizar o recurso de geração das aulas para controlar as presenças e faltas dos alunos aula a aula. Se sua escola utilizar o Portal GEO, o professor poderá passar o ponto das aulas pela ...