Antes de iniciar o uso dos Diários de Classe, possibilitando assim a Geração das Planilhas de Notas e Faltas, é necessário fazer a Alocação, ou seja, indicarmos a tríade (Professor X Turmas X Disciplina).
Importante ressaltar que para efetuar a alocação é necessário possuir os professores devidamente cadastros, com seus respectivos níveis inseridos (páginas 4 a 13), bem como a Grade devidamente montada (páginas 22 a 27).
O processo de Alocação, pode ser feito a partir de duas telas:
* Cadastro de Turmas (Menu ACADÊMICO - Cadastros - Turma) / Aba "Alocação": utilize essa tela caso seja mais fácil para você acessar as turmas e alocar todas as disciplinas e professores que as lecionam.
* Cadastro de Professores (Menu ACADÊMICO - Cadastros - Professor) / Aba "Alocação": utilize essa tela caso seja mais fácil para você acessar os professores e alocar todas as disciplinas e turmas nas quais ele leciona.
Ser for alocar várias disciplinas de professores diferentes em uma mesma turma, é mais fácil fazer esta operação pela Tela de Turma.
Se for alocar várias disciplinas de um mesmo professor em turmas diferentes, é mais fácil fazer esta operação pela Tela de Professor.
EFETUANDO AS ALOCAÇÕES
Abaixo segue a figura das duas visões, com as devidas explicações:
Visão da Tela de Turma
Campo Disciplina: Este campo é do tipo auto-completar, ou seja, inicie a digitação do nome da disciplina, e o sistema abrirá uma lista com as disciplinas previamente cadastradas, filtrando pelos caracteres digitados. Selecione a disciplina clicando sobre o nome dela. Caso não apareça a disciplina que está tentando alocar, é um indicativo de que a Grade (montada no cadastro do curso) não está correta. O sistema lista as disciplinas de acordo com a grade encontrada no cadastro do curso, fazendo o filtro pelo campo "curso/grade/série" do cadastro da turma em que você está tentando fazer a alocação.
Planilha: o sistema montará a Planilha de Notas e Faltas com as configurações feitas no cadastro das planilhas disponíveis. Se a disciplina alocada possui uma planilha específica, ou seja, se forma de avaliar essa disciplina é diferente das demais, preencha esse campo com a planilha correspondente, senão, caso esse campo permaneça em branco, o sistema utilizará a planilha padrão que deve estar configurada no cadastro do curso.
Professor: selecione o professor na lista que aparece nesse campo. Caso esteja sentindo falta de algum professor cadastrado nessa lista, certifique-se que o professor esteja habilitado para lecionar no curso/série da turma em questão. Para saber como fazer isso, consulte o material "Cadastro de Professores" (páginas 4 a 13).
Visão da Tela do Professor
Preencha inicialmente os critérios para o filtro das turmas, começando pelo campo Ano Letivo e o Status da Turma. Após o filtro, preencha os demais campos para efetuar a alocação:
EFETUANDO A INCLUSÃO DOS HORÁRIOS
O cadastro de horários não é obrigatório, porém é muito útil para que os relatórios de horário de aulas e a informação fique disponível para o aluno no Portal (caso sua instituição utilize este módulo). Utilizando o recurso do Diário Online (Controle de Aulas) pelo sistema, o preenchimento do horário torna-se obrigatório.
Após a inserção do Registro da Alocação, algumas opções ficarão disponíveis no registro salvo, veja:
Visão da Tela do Professor
Ao clicar no botão "Horário", a seguinte janela sobreposta aparecerá:
Veja a descrição de todos os campos:
Dia: selecione o dia da aula.
Sala: selecione a sala na qual a aula será lecionada. Caso a lista esteja em branco, faça o cadastro das salas na tela apropriada no menu ACADÊMICO - Cadastros - Sala. Para saber como fazer isso, consulte o material "Cadastro de Salas" (páginas 14 a 16).
Início / Fim: preencha o horário de início e término da aula.
Tipo Aula: preencha o tipo de aula.
Período: preencha o período da aula. Esse campo é útil para o relatório de horário, mas não é obrigatório nem necessário para consulta no Portal e Controle de Aulas.
Professor: não é necessário repetir o professor. Preencha esse campo apenas se, em determinado dia da semana, o professor responsável pela aula seja diferente do professor alocado.
Seg / Ter / Qua / Qui / Sex: você pode marcar os dias da semana em que a aula acontece no mesmo horário e sala, para evitar retrabalho. O sistema cadastrará os registros automaticamente. Mesmo que o professor ministre a aula em horário diferente, ficará mais fácil fazer a alteração do horário do que inserir uma a uma.
Visão da Tela de Turma
Basta clicar no Botão Horário ( ), abrirá a mesma janela sobreposta citada anteriormente na Visão da Tela do Professor.
OPÇÕES AVANÇADAS
- Aulas Dadas:
Existem casos em que uma disciplina é lecionada durante um período menor do que o da turma, por exemplo, a turma dura um ano, mas a disciplina é lecionada durante os três primeiros meses, dando lugar no horário para outra disciplina após seu término. É importante colocar essa informação no sistema, para que não sejam geradas aulas em períodos em que a disciplina não será dada (se estiver utilizando o Controle de Aulas).
Para isso, clique no Botão Alterar () para que o registro entre em modo de edição, e depois clique no Botão Aulas Dadas ( ). Uma janela sobreposta abrirá, veja:
Os campos Data de Início e Data Fim da disciplina poderão ser digitados nesses campos.
Caso tenha um Professor Auxiliar em Sala, este pode ser incluído no campo "Auxiliar". Essa informação serve apenas para consulta em relatórios.
Os campos A01 a A12 referem-se à quantidade de aulas dadas nos meses do ano, são opcionais e podem ser usados para comparação com a previsão de carga horária (nos casos em que o diário online com o ponto do professor não é utilizado).
- Alunos Matriculados na Disciplina (Nota / Falta):
Ao clicar no Botão relacionado à cima, abrirá uma janela sobreposta, mostrando os dados dos alunos que estão matriculados na disciplina (Nome do aluno, Tipo da Disciplina, Situação de Matrícula, Nº de Chamada e a Carga Horária da Disciplina).
Existem casos que o aluno pode cursar uma dependência, e é por meio desta tela na turma / alocação adequada que pode-se efetuar a matrícula dele na disciplina que cursará.
- Desbloqueio de Planilha:
Quando a digitação de notas e faltas é realizado pelos professores via Portal, há uma opção do professor em Finalizar a Planilha, ou seja, informar ao sistema que todas as notas e faltas do período foram digitadas.
Pode acontecer do professor digitar uma nota errada, ou ter que fazer a revisão da nota, ou até mesmo o professor ter finalizado a planilha equivocadamente. Neste caso, a liberação novamente da planilha para que o professor tenha acesso é realizada por meio do botão "Cadeado Aberto".
Para desbloquear a Planilha basta clicar no botão "Cadeado Aberto" da disciplina adequada, e o Sistema GEO fará a liberação.