Como criar um novo usuário no Sistema GEO?

Como criar um novo usuário no Sistema GEO?

Sistema GEO é multi usuários, ou seja, inúmeros usuários podem utilizar o sistema ao mesmo tempo.


Por isso é extremamente importante cada usuário possuir um login e senha exclusivos.


Neste tutorial você aprenderá a fazer o cadastro de um novo usuário e liberando o acesso dele ao sistema.



1º passo: Faça login no GEO com o usuário "administrador". 


Caso não saiba o login e senha do usuário "Administrador" entre em contato com o suporte.


Acesse o menu Acadêmico | Cadastros | Pessoa e preencha os dados que achar necessário.

No rodapé da tela clique no botão [ INSERIR ].



2º passo: Preencher os campos da aba "User"


Após ter inserido o novo cadastro de pessoa clique na aba "User" e faça o preenchimento dos campos conforme ilustrado abaixo.




Descrição dos campos:


Login: será o login de acesso ao sistema. Pode-se usar letras ou números. Não use espaços!

Senha: será a senha de acesso ao sistema. Pode-se usar caracteres alfanuméricos, tamanho máximo de 8 caracteres. Não use espaços!

Idioma: pode-se escolher entre Português e Inglês.

Trava Contábil: com este checkbox marcado, o usuário não conseguirá fazer baixa retroativa ao dia atual

Ativo: deve-se marcar para deixar o novo usuário ativo. Quando o usuário não fizer mais parte do quadro de funcionários, deve-se desmarcar o checkbox inativando assim o referido usuário, retirando assim o acesso ao sistema.

Caminho Impressora: campo não obrigatório, para detalhes faça contato com a equipe de suporte.



3º passo: Dar permissão de acesso ao novo cadastro de usuário.


Acesse o menu Configurações | Configurações | Menu/Permissões.




Estando com a Tela Menu/Permissões aberta, posicione o mouse sobre o item Menu e escolha a opção: Copiar Configurações.


 


Escolha o "Usuário Origem", ou seja, o usuário que será usado como modelo para as permissões e selecione o "Usuário Destino" que receberá as mesmas permissões. Para confirmar clique no botão [ OK ].


Após estes procedimentos o acesso deste novo usuário já estará liberado e pronto para utilização.


Caso seja necessário fazer algum ajuste nas permissões, acesse novamente a Tela Menu/Permissões e faça os ajustes escolhendo o que o usuário pode ou não pode fazer no Sistema GEO. Veja a imagem abaixo:




Legenda:



1) Escolha o nome do Usuário/Login do cadastro que receberá as alterações nas permissões


2) Pode-se navegar pelas abas Árvores, Abas, Grides e Barra para fazer o ajuste em cada uma dessas partes do sistema.


  • Árvores: sãos as páginas do sistema (Pessoa, Aluno, Relatórios etc.)
  • Abas: sãos as abas presentes nas páginas do sistema
  • Grides: são recurso de inserção de dados no sistema. Exemplo: quando precisa-se fazer alguma alteração de dados onde deve-se clicar no botão (lápis/papel) presente em várias telas do sistema. 
  • Barra: são menus superiores que ficam na barra superior da janela do sistema. Neste artigo exemplificamos um uso deste menu para copiar as permissões.


3) Há quatro colunas de checkbox:


  • V = Visualizar   
  • E = Editar   
  • I = Inserir   
  • A = Apagar


Se o checkbox estiver marcado isso quer dizer que o usuário tem acesso  ou pode fazer as ações descritas acima.




Caso necessite fazer restrição ou dar permissão para visualizar determinados relatórios, encaminhe essa questão diretamente ao departamento de suporte via ocorrência, para que as configurações sejam realizadas.


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