Como fazer a aglutinação de boletos?

Como fazer a aglutinação de boletos?

Por padrão quando o aluno possui mais que um serviço cadastrado na Aba Serv do Cadastro de Pessoa, tendo o mesmo responsável financeiro e os serviços estando no mesmo grupo de parâmetros, quando efetua-se a geração dos títulos o Software GEO juntará todos os serviços em um único boleto, evitando assim ter que gerar um boleto para cada serviço. Porém se a estratégia da instituição for gerar um boleto para cada serviço, é possível mudar a configuração do parâmetro para que seja gerado separadamente. Caso precise mudar o padrão, faça contato com a equipe de suporte.



Existe um segundo tipo de aglutinação, objetivo deste tutorial, que é fazer a junção de dois boletos de alunos distintos (irmãos, funcionários de uma mesma empresa), onde os mesmos possuem em comum o mesmo responsável financeiro. Neste caso, a aglutinação não é automática e o Software GEO precisa receber essa informação cadastral.



Neste artigo você aprenderá como fazer o processo de aglutinação de títulos tendo em comum o mesmo responsável financeiroSurgindo dúvidas ao longo do estudo, entre em contato com a equipe de suporte da JC Soluções, pelos canais de atendimento disponíveis.



Atenção: os procedimentos mostrados abaixo devem ser efetuados no cadastro de todos os alunos que possuem o responsável financeiro em comum.



A título de exemplo será usado os seguintes cadastros:



Beatriz Camargo de Brito (4º ano do Fundamental I)

Daniel Camargo de Brito (5º ano do Fundamental I)



Esse dois alunos são irmãos e tem um comum o mesmo responsável financeiro (Luis de Brito). 




1º Passo: Estando “logado” no sistema, clique no item Aluno [Ref. 1] do Menu Acadêmico | Cadastros. 

Surgirá a tela de Cadastro de Aluno, veja:


Cadastro de Aluno




2º Passo: Localize o respectivo cadastro do aluno que receberá a configuração. Utilize o Botão Localizar [Ref. 2] ou digite diretamente o código de matrícula no Campo Código [Ref. 3]




3º Passo: Estando no cadastro do aluno selecionado, clique na Aba Responsáveis [Ref. 4]Veja:














Surgirá a seguinte tela: 



















Por padrão a Caixa de Seleção Alglutina [Ref. 5] está desmarcada, ou seja, por padrão o sistema não aglutina os boletos de responsável financeiro em comum.



4º Passo: Clique no Botão Alterar [Ref. 6]. A Caixa de Seleção Aglutina [Ref. 7] estará acessível para que possa ser selecionada, faça a seleção como mostrado no detalhe abaixo:



5º Passo: Utilize o Botão Salvar [Ref. 8], como mostrado no detalhe acima, para confirmar a alteração.


Acima foi demonstrado a manutenção no cadastro da aluna "Beatriz Camargo de Brito", e essa mesma manutenção foi realizada também no cadastro do aluno "Daniel Camargo de Brito", a título de realizarmos o processo completo de nosso exemplo.



6º Passo: Realize a Geração dos Títulos utilizando para isso a Tela de Geração e Manutenção da Cobrança, para saber mais como efetuar a geração veja o artigo Manutenção da Cobrança.



7º Passo: Após a geração dos títulos é necessário efetuar o procedimento de aglutinação (objeto principal deste tutorial), para isso utilize a Aba Aglutinação da tela de Manutenção de Cobrança. 


Veja na animação abaixo todo o processo descrito neste artigo.


Algutinação de títulos (boletos) tendo o mesmo responsável financeiro




Os passos executados acima devem ser realizados em todos os cadastros de alunos que possuem o mesmo responsável financeiro.


Vale lembrar que todas essa marcação de aglutinação nos respectivos cadastros devem ser efetuadas antes do processo de geração dos títulos, pois a geração de títulos é baseada nas informações que estão cadastradas no momento da geração. Para que a aglutinação seja realizada com sucesso é necessário:

  • A caixa de aglutinação estar marcada em todos os cadastros de alunos envolvidos na aglutinação
  • Os alunos terem o mesmo responsável financeiro
  • A data de vencimento ser igual em todos os cadastro de alunos envolvidos na aglutinação
  • E que os títulos forem gerados pela Tela de Manutenção de Cobrança (geração em lote), onde os títulos devem ser gerados ao mesmo tempo.
    • Related Articles

    • Como fazer a Baixa Manual de Títulos?

      O Sistema GEO permite que o usuário possa realizar a baixa manual de títulos, seja para boletos bancários ou títulos somente internos quando a escola não trabalha com a cobrança bancária. No processo de baixa você poderá: Escolher a forma de ...
    • Como fazer a Geração, Baixa e Manutenção de títulos / boletos?

      Aprenda neste vídeo: Baixar Títulos de Forma Manual (sem arquivo de retorno) Fazer a Manutenção de Títulos (cancelamento e estorno) Fazer a Geração de títulos individuais (somente para um aluno)  Localização: Menu Financeiro | Cobrança
    • Como fazer Baixa Parcial de Títulos?

      Veja no vídeo abaixo como Fazer a Baixa Parcial de Títulos utilizando o Módulo de Negociação.
    • Boletos registrados - remessa de títulos para envio ao banco: como gerar?

      Se sua instituição escolar já possui uma carteira bancária de títulos registrados já homologada no Software GEO, é necessário após a geração dos títulos enviar a remessa para registro dos boletos junto a instituição bancária. Siga o passo a passo ...
    • Como fazer o Cadastro de Professores?

      O Cadastro de Professores é requisito obrigatório quando for necessário fazer a geração de diários (alocações), bem como efetuar o controle das notas e faltas do aluno.  Para efetuar o cadastro do Professor acesse primeiramente o menu: ACADÊMICO – ...