EMISSÃO DE RELATÓRIO

EMISSÃO DE RELATÓRIO


Orientações:

Para efetuar visualização, exportação ou impressão de relatórios, basta acessar o item Relatórios do menu Cadastro  (Ref. 1) ou pelo menu Configurações  (Ref. 2)

1º Passo: Clicar em uma das opções descritas acima.

Surgirá a seguinte tela para escolha do relatório desejado:


2º Passo: Selecione dentre as categorias disponíveis (Ref. 3). Existem duas categorias que são padrões do sistema (Acadêmico e Financeiro). Há possibilidade de configuração de novas categorias para fazer a separação de relatórios que são mais utilizados por sua instituição escolar. Para fazer esta configuração de novas categorias é necessário abrir uma Ordem de Serviço no site da JC Soluções, solicitando a criação de uma categoria adicional, informando o nome correto dos relatórios que devam estar disponíveis.

3º Passo: Pode-se fazer o filtro deixando o campo Nome (Ref. 4) em branco ou digitando parte do nome do relatório que deseja e clique no Botão Filtrar (Ref. 5). 

Na imagem abaixo temos como exemplo os relatórios disponíveis da Categoria Acadêmico. Foram apresentadas sete páginas com opções de relatório. Clique nos números (Ref. 6) no rodapé para visualizar os demais relatórios.

Colocando-se o ponteiro do mouse sobre o nome do relatório é possível ver uma descrição de seu conteúdo (Ref. Descrição).

4º Passo: Clique no Botão Visualizar (Ref. 7) do respectivo relatório que deseja emitir.


Atenção: Se o filtro não retornar nenhum relatório, consulte a administração de sua instituição escolar, pois para acessar os relatórios é necessário ter permissão.

Ao clicar no Botão Visualizar surgirá a janela abaixo:



5º Passo: Digitar o Nome de Usuário e Senha (Ref. 8) e clicar no Botão OK (Ref. 9) para confirmar ou Botão Cancelar (Ref. 10) para sair. 

O Nome de Usuário e Senha para emissão de relatórios é único para todos os usuários cadastrados no sistema. Se você não possui estas informações, verifique junto à administração de sua instituição escolar, pois estes dados foram configurados anteriormente na implantação do sistema. 

Se o relatório que solicitou não possuir nenhum tipo de filtro o relatório será exibido em uma nova janela, caso contrário surgirá uma nova tela para o usuário escolher e/ou digitar os parâmetros necessários para a filtragem. 

Veja abaixo um exemplo de relatório que é necessário o preenchimento de parâmetros (Ref. 11). Após o preenchimento dos campos é necessário clicar no Botão Exibir Relatório (Ref. 12) para apresentação do mesmo.



Surgirá no Navegador o relatório com o resultado dos parâmetros escolhidos, veja abaixo um exemplo (Relatório Alocação de Professores) com a descrição dos dados:

Legenda dos dados apresentados:

Ref. 13 – Páginas disponíveis do Relatório (utilize as setas para navegar entre as páginas).

Ref. 14 – Exportar o relatório nos formatos (PDF, Excel ou Word).

Ref. 15 – Botão Atualizar dados do Relatório. Utilizado quando se faz alguma alteração nos parâmetros.

Ref. 16 – Imprimir Relatório (é necessário ter instalado o Plugin de Impressão), caso não esteja instalado, o próprio navegador exibirá a opção para o download. Necessário conexão com a internet. Esta opção de impressão só está disponível no Navegador Internet Explorer, os demais navegadores não aceitam esta funcionalidade.

Ref. 17 – Nome do Relatório.

Ref. 18 – Nome do Professor.

Ref. 19 – Nome do Curso.

Ref. 20 – Dados do Relatório.





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