Como processar a baixa bancária do arquivo retorno (Cnab Retorno)?

Como processar a baixa bancária do arquivo retorno (Cnab Retorno)?

Para os clientes que utilizam a forma de pagamento via boleto bancário, tanto na cobrança registrada quanto na cobrança sem registro, o banco fornece um arquivo com a movimentação diária. Nesse arquivo de tipo "texto" são enviados todos os títulos que tiveram movimentação no dia anterior, das quais destacamos:

 

  • Liquidação: títulos pagos em qualquer banco, casa lotérica, lojas conveniadas etc.

  • Confirmação de entrada: títulos registrados e que foram aceitos pelo banco

  • Rejeição de entrada: títulos enviados para registro e que foram rejeitados pelo banco por algum motivo

  • Baixas: títulos que tiveram solicitação de baixa de registro, por algum motivo (cancelamento, pagamento por depósito, pagamento na escola etc.)

 

Se você não sabe como conseguir o arquivo de retorno, entre em contato com o gerente de sua conta ou com o suporte do seu banco, e solicite informação sobre como baixar o arquivo de retorno.

 

Uma vez de posse desse arquivo, deve-se efetuar o processamento da baixa no Sistema GEO - Gestão Escolar Online.

 

Acesse a tela no menu FINANCEIRO | Processos  | Manutenção Cobrança, e clique na aba "Retorno Cnab".





Selecione a conta corrente na qual deseja fazer a baixa, e clique no botão "Escolher arquivo". Navegue na janela até a pasta onde você salvou o arquivo baixado do site ou aplicativo do banco, clique sobre o arquivo, e depois em "Abrir", como demonstrado na figura abaixo:





Após o fechamento da janela de seleção do arquivo, clique no botão "Processar" e aguarde.


Caso o sistema detecte algum problema em algum registro, uma janela popup com um arquivo texto abrirá ao final do processo. Leia atentamente o conteúdo desse arquivo de log para saber quais os registros você deve analisar. Um erro comum é a mensagem de que não foi encontrado nenhum registro com o nosso número "xxxx". Isso acontece se você tiver algum boleto que foi gerado diretamente no site ou aplicativo do banco, fora do Sistema GEO, e portanto não está armazenado em nossa base de dados. Por isso é importante que QUALQUER boleto seja gerado EXCLUSIVAMENTE pelo Sistema GEO, mesmo que seja de alguma cobrança esporádica ou que não tenha relação com as mensalidades. Para isso, utilize a opção de geração de títulos individuais da tela de cobrança.





Caso o sistema não encontre esse tipo de inconsistência, a mensagem de "Baixa Concluída" aparecerá na tela. Mas atenção, isso não quer dizer que você não deve fazer a checagem da baixa, pois outras questões podem ocorrer. Faça a emissão do relatório de processamento CNAB para conferir; os relatórios disponíveis para essa conferência são:




Tanto no relatório "Processamento CNAB" quanto no "Processamento CNAB Simplificado", você encontrará o campo 'Status' do título na baixa. De acordo com o status, há as seguintes situações possíveis:


BD - Baixa duplicada: se alguém paga um título sem registro mais de uma vez, o banco aceita e manda a nova baixa. O Sistema GEO detecta que esse título já foi baixado e não faz a baixa novamente. Nesse caso, faça o procedimento de acordo com o padrão da escola: devolução do valor pago, compensação em outro título (nesse caso baixe manualmente o outro título e na forma de pagamento selecione "BAIXA-DUP"). Pode ocorrer também a baixa duplicado, caso o título já tenha sido baixado manualmente no Sistema GEO e o mesmo título vier no arquivo de retorno. No caso da cobrança registrada o sistema bancário não permite o pagamento duas vezes do mesmo título.


BX - Baixa de títulos cancelados: se o sistema identifica a baixa de um título que já foi cancelado no Sistema GEO, não será processado o valor do pagamento e informa-rá ao usuário. Isso acontece em casos onde houve necessidade de troca de boleto e o aluno paga o boleto antigo (já cancelado). Nesse caso, identifique o título correto que ficou em aberto e faça a baixa manualmente, compensando o valor pago pelo boleto errado.


OK - Baixa processada: nesse caso o título foi baixado no sistema e identificado com o arquivo retorno processado.


NOK - Baixa não processada: nesse caso algo aconteceu com o processamento do arquivo e as baixas não foram efetuadas. Neste caso faça contato com o setor de suporte da JC Soluções para averiguação.




ATENÇÃO: mesmo que o status esteja OK, pode ser que o valor pago tenha sido menor (ou maior) que o real, pois em pagamentos via internet o cliente pode alterar descontos e até mesmo burlar datas de vencimento (infelizmente). O Sistema GEO faz todo o cálculo de acordo com a data de pagamento e as configurações do boleto (abatimentos e bolsas condicionais e incondicionais, acréscimos, multa e juros etc.) e encontra o valor que deveria ser pago, comparando com o valor pago no banco. Caso haja diferença, a coluna "oscilação" será preenchido com o valor dessa diferença, e as providências podem (e devem) ser tomadas pela tesouraria (devolução, cobrança da diferença etc). Clique aqui para entender como a ausência de cadastro de feriados gerará oscilação nas baixas bancárias.


Confira sempre o valor total pago no relatório com a entrada em seu extrato bancário, pois eles devem ser iguais. Caso haja divergência, algum título não foi encontrado no Sistema GEO e provavelmente aparecerá no arquivo de log do processamento, ou no relatório de apoio "Ocorrências Processamento CNAB". Este relatório mostra todas as ocorrências enviadas no arquivo (confirmação de entrada, rejeição, baixa, liquidação etc.).


Existe uma forma de abrir automaticamente o relatório de baixa após o processamento do arquivo, basta configurar o parâmetro "REL-CNAB" e colocar o nome do relatório que deseja abrir. Se desejar abrir mais de um relatório, coloque mais de uma linha nos parâmetros, repetindo o grupo "REL-CNAB". Se precisar de ajuda para esse procedimento faça contato com o setor de suporte.

 

 

 


Ficou com alguma dúvida?

Faça contato com a equipe de suporte no telefone (11)2626-2637 ou envie e-mail para: suporte@jcsolucoes.com.br