Esse passo a passo deve ser usado como referência para o registro e baixa das aulas, utilizando os Status de Aulas apropriados, para controlar o agendamento de aulas dos professores, bem como todo o processo de baixa (presenças e faltas).
Requisitos:
Professores devidamente cadastrados (com níveis e valores)
Alocações realizadas no cadastro da Turma
Exemplo de Cadastro de Professor:
Legenda:
1) O Vl Hora Aula, deve ser preenchido com o valor pago para aula de final de semana
2) O Vl Diária, deve ser preenchido com o valor pago para aula durante a semana
Tutorial Online de Cadastro de Professor: https://goo.gl/RSpwIm
Exemplo de Alocação das Disciplinas nas Turmas
Legenda:
1) Cada Disciplina deve estar alocada para o professor responsável por ela, conforme a grade curricular a ser cumprida da referida turma.
Tutorial Online de Alocações: https://goo.gl/bRfnXa
Passo a Passo para a Geração das Aulas
Entendendo os Status de Aulas Disponíveis:
1)
Programada: será usado quando o professor confirmar que dará a aula no dia agendado.
Realizada: a aula programada mudará automaticamente para realizada após incluído a presença ou falta dos alunos na aula, chamamos isso no sistema de passar o ponto.
2)
Convidado: será usado quando o professor for convidado a dar a aula; deve permanecer com este status até o mesmo aceitar ou recusar a aula. Se aceitar muda-se o status para Programada.
Recusado: se o professor Convidado recusar a aula, o status deve ser alterado para Recusado, para que por meio de relatórios possam saber quais aulas requerem atenção para que consigam um novo professor para a aula.
Observação:
Os demais Status apresentados na imagem acima (Canc-Prof, Canc-Al-Et, Canc-Al-Ft e Feriado) são nativos do Sistema GEO, porém não devem ser utilizados, pois não tem relação com a forma de controle de sua instituição.
Gerando as Aulas pelo Cadastro de Turmas
A geração das aulas deve ser realizada diretamente pelo cadastro da turma, efetuando a programação das aulas.
Veja na imagem abaixo um print de uma Turma.
1) A Aba “Aulas” é a responsável por fazer a programação das aulas.
Ao clicar na Aba “Aulas” será apresentado a seguinte tela:
1) Clique no Botão Filtrar para que os componentes de inserção de aulas fique visível.
Após clicar no botão FILTRAR, surgirá a seguinte barra de controle:
1) Botão Detalhe | 2) Botão Inserir Aula
Clique no Botão Detalhe “Lupa” para que a janela de programação de aula seja aberta, veja:
1) Escolha o professor responsável pela aula, caso ainda não tenha definido selecione “ - À DEFINIR “
2) Escolha a disciplina a ser ministrada
3) Escolha o Status da Aula (Programada, Convidado ou Recusado)
Programada: use esse status quando for agendar para o professor À DEFINIR e quanto tiver a confirmação do professor.
Convidado: use esse status quando o professor for convidado e ainda não deu ainda a confirmação.
Recusado: use esse status quando o professor convidado recusou, para que possa identificar as aulas que precisam de um novo professor.
4) Preencha a Data, Hora de Início e Hora de Fim da aula
5) Escolha o Tipo da Aula (Teórica ou Prática) e a Sala “Sala Padrão”
6) Clica-se no checkbox P.Prof. que significa o professor receberá por essa aula assim que for baixada
7) O campo Observação é facultativo, onde pode-se registrar alguma informação importante sobre a realização desta aula. Essa informação sairá em relatório.
8) Botão OK, para voltar a Aba “Aulas” e clique no botão Inserir (Seta Branca) para finalizar o processo.
Observação: Se após preencher todos os campos solicitados, clicar no botão OK e não clicar o botão inserir, a aula não será incluída.
Relatórios a serem utilizados para o gerenciamento das aulas:
Relação de Conteúdo de Aula por Turma (Categoria Acadêmico)
Essa relação de conteúdo de aula por turma apresenta a identificação do Nome do Curso, Turma, Grupo, Local Aula e de forma colunar a Data da Aula, Professor, Disciplina, Horário de Início, Horário de Fim e Status da Aula. Pode-se ordenar a apresentação das informações pelas colunas de Data, Professor ou Disciplina.
Este relatório pode ser impresso e/ou gerado PDF por professor, para que a programação possa ser compartilhada com o professor por e-mail, por exemplo.
Veja nesse link http://bit.ly/2rJe4kB como utilizar o relatório acima.
Relação de Aulas por dia (duas opções):
Relatório: Relação de Aulas por dia - Assinatura Professor
Essa relação de aula é filtrada por dia (escolhe-se apenas um) e será apresentado de forma colunar os seguintes dados: Turma, Grupo, Horário de Início, Horário de Fim, Curso, Professor e espaço para o professor assinar. O relatório ainda permite fazer a ordenação por: Grupo, Horário de Início, Curso ou Professor.
Relatório: Relação de Aulas por dia - Assinatura Professor - Local Aula
Essa relação de aula é filtrada por dia (escolhe-se apenas um), no topo do relatório será apresentado o conteúdo do campo Local Aula (cadastrado na turma) e será apresentado de forma colunar os seguintes dados: Turma, Grupo, Horário de Início, Horário de Fim, Curso, Professor e espaço para o professor assinar. O relatório ainda permite fazer a ordenação por: Grupo, Horário de Início, Curso ou Professor.
Passando o Ponto (Presença e Falta) dos Alunos na Aulas
Após a realização da aula pelo professor será necessário passar o ponto da aula. Essa ação é extremamente importante, pois o relatório de Pagamento do Professor só poderá ser utilizado se as aulas forem baixadas.
A presença ou falta do aluno deve ser lançada, aula a aula, e deve ser feita também pela tela Cadastro de Turma, Aba “Aulas”.
Para esse procedimento faça primeiramente o acesso ao cadastro da turma e clique na Aba “Aulas”. Veja:
1) Primeiramente digite a Data Início e Data Fim. No exemplo acima, foi feito o filtro do dia 03/06/2017, onde a aula estava programada para Professora Eunice da disciplina Educação Especial. Caso a aula esteja programada para um professor, porém a aula foi realizada por outro, é necessário fazer a manutenção da aula, trocando o professor, conforme já demonstrado anteriormente.
2) Para passar o ponto clique na “Tabela” do registro da aula, conforme indicado no item 2 da imagem acima. Será aberto uma janela sobreposta de “Controle de Ponto e Presença”, veja na próxima página.
1) Todos os alunos estarão marcados com “P” de Presença.
2) Os alunos que faltaram na aula, será necessário clicar no botão “Alterar” e substituir a letra “P” por “F”, para que o sistema armazene a falta do aluno. Lembre-se de clicar no botão salvar “Disquete” para salvar a alteração. Esse procedimento deve ser realizado no registro de cada aluno.
3) Pode-se utilizar o campo “Obs Ponto” para fazer observações sobre a aula, caso o professor tenha feito alguma anotação. O preenchimento deste campo não é obrigatório.
4) O botão “OK” deve ser usado para confirmar a baixa da aula. Após clicar nesse botão, o sistema mudará o status da aula de “PROGRAMDA” para “REALIZADA”, e essa aula será contabilizada para o pagamento do professor.
5) Caso queira sair da aula sem fazer nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”, pois assim nada será alterado, mantendo a aula como “PROGRAMADA”.