PASSO A PASSO DA GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AULAS

PASSO A PASSO DA GERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE AULAS

Esse passo a passo deve ser usado como referência para o registro e baixa das aulas, utilizando os Status de Aulas apropriados, para controlar o agendamento de aulas dos professores, bem como todo o processo de baixa (presenças e faltas).


Requisitos:

  • Professores devidamente cadastrados (com níveis e valores)

  • Alocações realizadas no cadastro da Turma




Exemplo de Cadastro de Professor:


Legenda:

1) O Vl Hora Aula, deve ser preenchido com o valor pago para aula de final de semana

2) O Vl Diária, deve ser preenchido com o valor pago para aula durante a semana


Tutorial Online de Cadastro de Professor: https://goo.gl/RSpwIm 

 


Exemplo de Alocação das Disciplinas nas Turmas


Legenda:

1) Cada Disciplina deve estar alocada para o professor responsável por ela, conforme a grade curricular a ser cumprida da referida turma.


Tutorial Online de Alocações: https://goo.gl/bRfnXa 

Passo a Passo para a Geração das Aulas


Entendendo os Status de Aulas Disponíveis:


1)

Programada: será usado quando o professor confirmar que dará a aula no dia agendado.

Realizada: a aula programada mudará automaticamente para realizada após incluído a presença ou falta dos alunos na aula, chamamos isso no sistema de passar o ponto.

2)

Convidado: será usado quando o professor for convidado a dar a aula; deve permanecer com este status até o mesmo aceitar ou recusar a aula. Se aceitar muda-se o status para Programada.

Recusado: se o professor Convidado recusar a aula, o status deve ser alterado para Recusado, para que por meio de relatórios possam saber quais aulas requerem atenção para que consigam um novo professor para a aula.


Observação:

Os demais Status apresentados na imagem acima (Canc-Prof, Canc-Al-Et, Canc-Al-Ft e Feriado) são nativos do Sistema GEO, porém não devem ser utilizados, pois não tem relação com a forma de controle de sua instituição.


Gerando as Aulas pelo Cadastro de Turmas

A geração das aulas deve ser realizada diretamente pelo cadastro da turma, efetuando a programação das aulas.

Veja na imagem abaixo um print de uma Turma.


1) A Aba “Aulas” é a responsável por fazer a programação das aulas.

Ao clicar na Aba “Aulas” será apresentado a seguinte tela:


1) Clique no Botão Filtrar para que os componentes de inserção de aulas fique visível. 

Após clicar no botão FILTRAR, surgirá a seguinte barra de controle:


1) Botão Detalhe   | 2) Botão Inserir Aula

Clique no Botão Detalhe “Lupa” para que a janela de programação de aula seja aberta, veja:


1) Escolha o professor responsável pela aula, caso ainda não tenha definido selecione “ - À DEFINIR “
2) Escolha  a disciplina a ser ministrada
3) Escolha o Status da Aula (Programada, Convidado ou Recusado)

  • Programada: use esse status quando for agendar para o professor À DEFINIR e quanto tiver a confirmação do professor.

  • Convidado: use esse status quando o professor for convidado e ainda não deu ainda a confirmação.

  • Recusado: use esse status quando o professor convidado recusou, para que possa identificar as aulas que precisam de um novo professor.

4) Preencha a Data, Hora de Início e Hora de Fim da aula
5) Escolha o Tipo da Aula (Teórica ou Prática) e a Sala “Sala Padrão”
6) Clica-se no checkbox P.Prof. que significa o professor receberá por essa aula assim que for baixada
7) O campo Observação é facultativo, onde pode-se registrar alguma informação importante sobre a realização desta aula. Essa informação sairá em relatório.
8) Botão OK, para voltar a Aba “Aulas” e clique no botão Inserir (Seta Branca) para finalizar o processo.

Observação: Se após preencher todos os campos solicitados, clicar no botão OK e não clicar o botão inserir, a aula não será incluída.


Relatórios a serem utilizados para o gerenciamento das aulas:


Relação de Conteúdo de Aula por Turma (Categoria Acadêmico)

Essa relação de conteúdo de aula por turma apresenta a identificação do Nome do Curso, Turma, Grupo, Local Aula e de forma colunar a Data da Aula, Professor, Disciplina, Horário de Início, Horário de Fim e Status da Aula. Pode-se ordenar a apresentação das informações pelas colunas de Data, Professor ou Disciplina.

Este relatório pode ser impresso e/ou gerado PDF por professor, para que a programação possa ser compartilhada com o professor por e-mail, por exemplo.



Veja nesse link http://bit.ly/2rJe4kB como utilizar o relatório acima. 


Relação de Aulas por dia (duas opções):

image



Relatório: Relação de Aulas por dia - Assinatura Professor

Essa relação de aula é filtrada por dia (escolhe-se apenas um) e será apresentado de forma colunar os seguintes dados: Turma, Grupo, Horário de Início, Horário de Fim, Curso, Professor e espaço para o professor assinar. O relatório ainda permite fazer a ordenação por: Grupo, Horário de Início, Curso ou Professor.




Relatório: Relação de Aulas por dia - Assinatura Professor - Local Aula

Essa relação de aula é filtrada por dia (escolhe-se apenas um), no topo do relatório será apresentado o conteúdo do campo Local Aula (cadastrado na turma) e será apresentado de forma colunar os seguintes dados: Turma, Grupo, Horário de Início, Horário de Fim, Curso, Professor e espaço para o professor assinar. O relatório ainda permite fazer a ordenação por: Grupo, Horário de Início, Curso ou Professor.




Passando o Ponto (Presença e Falta) dos Alunos na Aulas

Após a realização da aula pelo professor será necessário passar o ponto da aula. Essa ação é extremamente importante, pois o relatório de Pagamento do Professor só poderá ser utilizado se as aulas forem baixadas.

A presença ou falta do aluno deve ser lançada, aula a aula, e deve ser feita também pela tela Cadastro de Turma, Aba “Aulas”. 

Para esse procedimento faça primeiramente o acesso ao cadastro da turma e clique na Aba “Aulas”. Veja:



1) Primeiramente digite a Data Início e Data Fim. No exemplo acima, foi feito o filtro do dia 03/06/2017, onde a aula estava programada para Professora Eunice da disciplina Educação Especial.  Caso a aula esteja programada para um professor, porém a aula foi realizada por outro, é necessário fazer a manutenção da aula, trocando o professor, conforme já demonstrado anteriormente.

2) Para passar o ponto clique na “Tabela” do registro da aula, conforme indicado no item 2 da imagem acima. Será aberto uma janela sobreposta de “Controle de Ponto e Presença”, veja na próxima página.


1) Todos os alunos estarão marcados com “P” de Presença.

2) Os alunos que faltaram na aula, será necessário clicar no botão “Alterar” e substituir a letra “P” por “F”, para que o sistema armazene a falta do aluno. Lembre-se de clicar no botão salvar “Disquete” para salvar a alteração. Esse procedimento deve ser realizado no registro de cada aluno.

3) Pode-se utilizar o campo “Obs Ponto” para fazer observações sobre a aula, caso o professor tenha feito alguma anotação. O preenchimento deste campo não é obrigatório.

4) O botão “OK” deve ser usado para confirmar a baixa da aula. Após clicar nesse botão, o sistema mudará o status da aula de “PROGRAMDA” para “REALIZADA”, e essa aula será contabilizada para o pagamento do professor.

5) Caso queira sair da aula sem fazer nenhuma alteração, clique no botão “Fechar”, pois assim nada será alterado, mantendo a aula como “PROGRAMADA”.


    • Related Articles

    • Como fazer a geração de aulas?

      A Geração de Aulas do Software GEO é utilizada quando a instituição de ensino opta em fazer o registro das notas, faltas e conteúdos por meio do diário online, podendo ter a participação do professor como agente da manutenção dessas aulas. Para que ...
    • Geração de Aulas individuais - Continuar

      Seja bem-vindo ao material de treinamento do Sistema GEO – Gestão Escolar Online. As informações aqui apresentadas objetivam auxiliar os usuários a utilizarem melhor o sistema ao qual trabalham diariamente no controle das rotinas internas da ...
    • Aba Geração - Tela de Manutenção de Cobrança

      É por meio da aba Geração da Tela Manutenção de Cobrança que efetua-se o processo de geração de títulos em lote, onde sua principal característica é a geração coletiva de títulos, porém é possível também efetuar a geração escolhendo-se apenas um ...
    • Como fazer a Manutenção de Aulas?

      A manutenção de aulas pode ser realizada para fazer algum tipo de acerto de dados, troca de professor de aulas já geradas, mudança de status da aula, alteração do horário da aula etc. Na animação abaixo será demonstrado como efetuar uma manutenção, ...
    • Geração e Manutenção de Cobrança em Lote

      A Tela Geração e Manutenção de Cobrança tem diversas funcionalidades. Veja abaixo a descrição de cada Aba e o link de um tutorial exclusivo para cada recurso. Aba Geração: por meio desta aba efetua-se o processo de geração de títulos em lote, onde ...