O aluno saiu da escola. O que deve ser feito? Manutenção Manual da Situação de Matrícula dos Alunos

O aluno saiu da escola. O que deve ser feito? Manutenção Manual da Situação de Matrícula dos Alunos

O assunto deste artigo, apesar de ser simples, é extremamente importante, pois a manutenção manual da matrícula do aluno deve ser realizada corretamente para que os dados do cadastro do aluno apresentem a realidade, fazendo com que os relatórios do sistema apresentem a informação real.


Não importa o tipo de instituição de ensino (cursos regulares, livres, técnicos, superior, idiomas etc.), a manutenção de matrícula é universal.


Veja alguns motivos que requerem a manutenção manual da matrícula do aluno:

  • Transferência para outra escola
  • Transferência entre turmas
  • Desistência do curso
  • Trancamento do curso


Em todas essas situações, se a manutenção não for realizada, o aluno continuará com a Situação "Matriculado" e Resultado Final "Cursando", e continuará também contanto para a Licença de Uso do sistema, ou seja, o valor pago pela utilização do sistema também é calculado com base na quantidade de alunos ativos.



Vamos lá aprender a fazer?



1º Passo: Acesse a Tela de Cadastro de Aluno e localize o aluno desejado.


2º Passo: Clique na Aba "Matrícula". O sistema apresentará o histórico de todas as turmas que o aluno esteve matriculado e/ou está matriculado. Pode-se fazer o filtro por Ano Letivo, caso o aluno tenha muitas matrículas, facilitando assim a visualização das informações.


3º Passo: Clique no Botão Alterar do registro da turma que será feita a manutenção. O sistema liberará os campos para a alteração. Veja a imagem abaixo, que ilustra essa situação apresentada.




Na ilustração acima, a referência ( 1 ) está relacionada a Situação da Matrícula do Aluno e a ( 2 ) ao Resultado Final


A alteração deve ser realizada na Situação de Matrícula ( 1 ), pois assim o Resultado Final será mudado automaticamente.


Por padrão, o Sistema GEO apresenta os seguintes tipos de situação:

  • Cancelado
  • Desistente
  • Eliminado
  • Matriculado
  • Pré-Matriculado
  • Reservado
  • Trancado
  • Transferido


Essas opções já estão definidas nos parâmetros do sistema, caso em sua escola esteja diferente, é possível que foi feito algum tipo de parametrização para refletir a realidade da instituição.


Ao escolher a situação de matrícula adequada, o sistema apresentará uma caixa intitulada "Movimentação de Matrícula" e pode-se escolher dentre algumas opções, qual é o motivo da alteração que está sendo realizada. A escolha desta informação não é obrigatória, porém é indicado sempre escolher o motivo que mais se aproximada da realidade, pois assim conseguirá posteriormente ter essa informação cadastrada para uma possível consulta. Caso seja necessário incluir, alterar ou suprimir as opções desta caixa de movimentação de matrícula, deve-se fazer por meio dos parâmetros do sistema (grupo: MOTIVO-ALT-MAT).


Por padrão, o Sistema GEO apresenta os seguintes tipos de motivos:

  • CURSO CANCELADO
  • DESINTERESSE NO CURSO
  • DISTÂNCIA E/OU MUDANÇA DE RESIDÊNCIA
  • DOENÇA
  • EXCEDEU EM DPs PERMITIDAS
  • FALTOU NA 1° AULA
  • FINANCEIRO
  • GESTAÇÃO
  • INDISPONIBILIDADE DE HORÁRIO
  • LICENÇA MÉDICA
  • MATRICULA EFETIVADA
  • MATRICULA NÃO EFETIVADA
  • PROBLEMAS FAMILIARES
  • REMATRICULA EFETIVADA
  • REMATRICULA FORA DE DATA
  • REPOSIÇÃO EFETIVADA
  • VIAGEM


Para saber mais sobre essa questão de manutenção no parâmetro MOTIVO-ALT-MAT, clique aqui. Persistindo dúvidas, faça contato com a equipe de suporte, que está a sua disposição para ajudá-lo.


4º Passo (último): Após escolher o motivo adequado, clique no Botão OK da janela de movimentação. Caso a manutenção realizada seja retroativa, altere também a Data de Situação da Matrícula, para que o sistema armazene a informação correta. 


Para finalizar, clique no Botão Salvar (disquete) do registro da matrícula, para que o Sistema GEO confirme a alteração.



Veja na animação abaixo, os passos que foram realizados logo acima.