TREINAMENTO 11 – NEGOCIAÇÃO

TREINAMENTO 11 – NEGOCIAÇÃO

Objetivo: fornecer as informações necessárias para que o usuário consiga fazer uma negociação completa pelo sistema.


Duração: 1 hora


Pré-Requisitos: conhecimentos básicos de navegação web, ter participado do treinamento inicial “Navegação dentro do GEO”


Introdução


Quando o pagamento das mensalidade fica em atraso e há um acúmulo de títulos, muitas vezes é necessária uma negociação da dívida, pelo fato do responsável não ter condições de quitar de uma única vez os valores devidos. 


Para facilitar esse processo e a documentação do acordo, o sistema GEO possui um módulo completo de negociação de dívidas, incluindo impressão de termos de acordo e impressão dos títulos.


No menu FINANCEIRO – Processos – Negociação, visualizamos a seguinte tela:



O filtro das parcelas em aberto pode ser feito tanto pelo nome do responsável (irá trazer os títulos de todos os alunos vinculados à ele) quanto pelo aluno. Esses campos são do tipo “auto-completar”, portanto inicie digitando parte do nome e uma lista irá se abrir para que você escolha. Clique então no link “filtrar” e aguarde o sistema carregar a tela com as informações (parcelas em aberto). Note que o sistema exibe até as parcelas em aberto que ainda não estão vencidas, pois em alguns casos a pessoa quer fazer a negociação destas junto com as parcelas atrasadas, para que fique tudo em um só “pacote”.



Caso queira eliminar alguma parcela da negociação, desmarque a mesma no checkbox que está do lado esquerdo da cara parcela.


Todos os valores são calculados de acordo com a Data Base (descontos, abatimentos, multa, juros etc), levando em conta as configurações originais dos boletos (bolsas e abatimentos condicionais, valor de multa. Caso o devedor solicite um cálculo para outra data, simplesmente altere a data e tecle <TAB> para atualizar os cálculos.


O campo “V. Custas” é calculado com base nas configurações da porcentagem cadastrada em parâmetros, e acrescenta um valor de custos do processo. Caso a escola não cobre esse tipo de custo, o parâmetro pode ser configurado para “custo zero”.


O valor total da dívida, atualizado até a Data Base, é o valor exibido no campo “V. Base”. Esse valor é o montante à ser pago A VISTA, na data do cálculo (Data Base). Muito provavelmente o devedor desejará parcelar a dívida, portanto os juros do parcelamento (diferente dos juros do boleto, que é o valor para atualização da dívida para a data base) deverá ser calculado com base no tipo de cálculo escolhido. 

Para fazer a simulação das parcelas, digite a quantidade de parcelas e escolha o tipo de cálculo, depois clique em “SIMULAR”.



Duas novas abas irão aparecer (Simulação e Emitente Docs). A aba “Simulação” será exibida automaticamente, com os dados das parcelas. Se por acaso o devedor desejar alterar a data de alguma parcela, por conveniência, ou até mesmo seu valor (por exemplo pagar um montante maior em algum dos meses), clique no “lápis” na linha à ser editada, e altere o campo desejado.



Caso o campo alterado seja a data, o valor do juros da parcelamento será adequado. Caso seja o valor, o saldo devedor restante será redistribuído entre as parcelas que ainda não foram editadas. Esse controle é feito pelo campo “flag”, marcando as parcelas que já foram alteradas e evitando atualizações desnecessárias.


Selecione a conta corrente que será utilizada para geração das parcelas da negociação, e qual a turma do vínculo das mesmas.


O botão “PROPOSTA” imprime o relatório de proposta de acordo. Caso o devedor solicite para estudo e não queira fechar a negociação no momento, entregue esse relatório para que ele tenha documentado os valores propostos.


Clicando no botão “DADOS CONTRATO” o sistema passará para a próxima aba, onde os dados do responsável financeiro pela negociação serão exibidos.


Caso outra pessoa seja responsável pela negociação, que não o atual responsável financeiro, altere na caixa de seleção. Confira os dados de endereço e documentação para verificar possíveis divergências, pois esses dados serão impressos no termo de acordo. Caso precise atualizar algum dado, clique no link “editar”. A tela de pessoa irá abrir já com os dados do responsável. Atualize o que for preciso e salve, depois feche a tela. Ao voltar para a tela de negociação, clique no link “atualizar dados” para que as alterações da tela de pessoa reflitam na negociação. 



Para realizar a negociação, clique em “processar”. O sistema irá cancelar a dívida anterior, marcando os títulos como negociados


Duas novas abas serão exibidas (Parcelas e Acordo Fechado). Na aba “Parcelas”, as parcelas resultantes da negociação serão exibidas num grid, possibilitando sua impressão. Para isso, marque as parcelas que deseja imprimir e clique no botão “IMPRIMIR”.



Na aba “Acordo Fechado”, temos um resumo dos dados do acordo, e um botão de “Termos de Acordo”, que visualizará o relatório para ser impresso e assinado por ambas as partes.



Conclusão: após este treinamento você deverá se sentir apto à utilizar a tela de negociação de forma plena, incluindo alterações de valores e datas, dados do responsável financeiro e impressão de boletos e termo de acordo. Caso surja alguma dúvida durante a execução dessas tarefas, entre em contato com nossa central de atendimento através do fone (11) 2626-2637.


Problemas mais comuns: segue abaixo uma pequena relação de alguns erros mais comuns e como solucioná-los.


  • Clico no botão filtrar porém o sistema não exibe nenhum dado na aba “Resumo”


  • Verifique seu browser, pois algumas atualizações podem bloquear o acesso ao javascript. Verifique os seguintes itens.


    • Peça para o responsável pela manutenção de sua instituição liberar o acesso total ao site do GEO, caso utilize um servidor proxy para controle de navegação.

    • Se estiver usando uma versão superior a 8 do Internet Explorer, coloque o site do GEO em modo de compatibilidade. Geralmente essa opção aparece com um ícone em forma de uma folha rasgada ao lado da barra de endereços, ou no menu ferramentas, configuração do modo de exibição de compatibilidade.

    • Evite usar o Google Chrome, pois o botão do binóculo (busca) não funciona nesse navegador.

    • Coloque o site do GEO na lista de sites confiáveis.

  • Pode ser que a pessoa escolhida não possua nenhum título pendente. Verifique os dados na tela de cobrança ou no relatório “extrato financeiro”.


  • As parcelas da negociação não estão sendo atualizadas com o juros do parcelamento, apenas está dividindo o valor total da dívida pelo número de parcelas.

Verifique o índice utilizado e se existem dados cadastrados para atualização do valor.



    • Related Articles

    • Módulo de Negociação de Dívidas

      A Tela Negociação de Dívidas está presente na versão Full do Software GEO. Por meio deste módulo é possível escolher os pagamentos que estejam em aberto de um determinado aluno e gerar novos boletos com as condições negociadas com o pagador. O ...
    • TREINAMENTO 08 – MANUTENÇÃO COBRANÇA

      Objetivo: fornecer as informações necessárias para que o usuário consigo gerir as informações de cobrança e envio/retorno de arquivos financeiros. Duração: 2 horas. Pré-Requisitos: conhecimentos básicos de navegação web, ter participado do ...
    • TREINAMENTO 12 – REQUERIMENTOS

      Objetivo: fornecer as informações necessárias para que o usuário consigo gerir as informações de requerimentos. Duração: 1 hora Pré-Requisitos: conhecimentos básicos de navegação web, ter participado do treinamento inicial “Navegação dentro do GEO” ...
    • Treinamento 04 - Cadastro de Alunos

      Material de apoio ao treinamento sobre o Cadastro de Alunos no Sistema GEO. Esse documento aborda os seguintes tópicos: Introdução Cadastro de Alunos 1ª forma (Tela de Pessoa e Aluno) Cadastro de Alunos 2ª forma (Tela de Matrícula Rápida) - a mais ...
    • Treinamento 05 - Processos de Matrículas

      Material de apoio ao treinamento sobre os Processos de Matrículas no Sistema GEO. O Sistema GEO possui uma tela onde todo o processamento em lote referente às matrículas pode ser efetuado. Por muitas vezes, os alunos são cadastrados e matriculados ...