Tutorial - Requerimentos

Tutorial - Requerimentos

Seja bem-vindo ao material de treinamento do Sistema GEO – Gestão Escolar Online.

As informações aqui apresentadas objetivam auxiliar os usuários a utilizarem melhor o sistema ao qual trabalham diariamente no controle das rotinas internas da instituição escolar.

O presente tutorial relaciona-se a rotina de REQUERIMENTOS que é utilizada no controle interno de solicitações realizadas pelos alunos e/ou responsáveis.

Será necessário o prévio cadastro de algumas informações relacionadas a esta rotina e este material demonstrará o processo passo-a-passo.

Além da configuração, este tutorial trará um exemplo prático de como utilizar esta rotina para controlar as solicitações internas da instituição, e teremos como estudo de caso a solicitação de um Histórico Escolar.

Surgindo dúvidas ao longo do estudo, entre em contato com a Equipe de Suporte da JC Soluções, os dados estão no rodapé deste documento.

 

 

Boa leitura!

Equipe de Suporte


 

 

1º passo: Cadastro dos Departamentos da Instituição Escolar.





Surgirá a Tela de Parâmetros. Estando na Aba Ger. utilize a caixa de combinação Grupo [ Ref. 2 ] e escolha a opção [ DEPARTAMENTO ].

 
Faça a criação de um Código e a Descrição do Departamento [ Ref. 3 ], como demonstrado na figura abaixo. Clique no Botão Inserir [Ref. 4 ] para confirmar o cadastro.

 

 

 

Veja um exemplo com alguns departamentos (cadastre quantos achar necessário): [ Ref. 5 ] – Utilizado para fazer alteração || [ Ref. 6 ] Utilizado para fazer exclusão

 

Exemplo de Departamentos da Instituição Escolar


2º passo: Cadastro dos Requerimentos utilizados pela Instituição Escolar.

Utilize a mesma tela de Parâmetros do passo anterior, porém escolhendo a Aba Requerimentos [ Ref. 7 ]. Veja abaixo a descrição de cada campo a ser preenchido.




Exemplo de preenchimento da base de Requerimentos da Instituição Escolar

 [Ref. 8]     Código: Código do Requerimento. [Ref. 9]     Descrição: Nome do Requerimento.

[Ref. 10] Prazo: Tempo em dias para entrega do Requerimento. [Ref.11]    Valor: Custo do Requerimento.

[Ref. 12] Departamento: A qual departamento está relacionado o Requerimento. [Ref. 13] Prazo Pagto: Prazo em dias para quitação custo do requerimento.

 

Após o preenchimento dos campos clique Botão Inserir [ Ref. 14 ] para confirmar o cadastro.

 Veja um exemplo com alguns requerimentos (cadastre quantos achar necessário):


[ Ref. 15 ] – Utilizado para fazer alteração || [ Ref. 16 ] Utilizado para fazer exclusão

 

 

Exemplo de Requerimentos da Instituição Escolar

Perceba que pode haver solicitação de requerimento que não gerem custos para o aluno, no exemplo acima temos uma Requerimento de Solicitação de Bolsa, onde o Valor é “0,00”, ou seja, o aluno não pagará nada para fazer este tipo de solicitação, com isto também não há prazo para pagamento.


3º Passo: Estudo de caso, solicitação de Histórico Escolar.

Abaixo está uma demonstração de como utilizar a Rotina dos Requerimentos no dia-a-dia dos trabalhos da instituição escolar. Pegamos como exemplo a solicitação de emissão de um Histórico Escolar.

Parte 1: Estando no cadastro de Pessoa do Aluno/Responsável que está efetuando a solicitação, clicar na Aba Req [ Ref. 17 ].





Parte 2: Estando na Aba Req, efetue a inserção do Requerimento como demonstrado na figura abaixo. Veja a descrição de cada campo.




[Ref. 18] Status: Pesquisa requerimentos lançados por meio de dos status (aberto, andamento e fechado).

[Ref. 19] Código Requerimento: Requerimento a ser inserido. [Ref. 20] Data: Data da solicitação do Requerimento

[Ref. 21] Turma: A turma atual a qual o aluno pertence.

[Ref. 22] Observações: Observações gerais sobre a solicitação. O seu preenchimento não é obrigatório, porém os dados preenchidos poderão posteriormente serem acessados via relatório.

Após o preenchimento dos campos clique Botão Inserir [ Ref. 23 ] para confirmar o cadastro. Surgirão dois novos botões veja:





 [Ref. 24]       Botão Asterisco [*]: Utilizado para fazer a manutenção do referido requerimento, por meio deste botão faz-se o acompanhamento e o encaminhamento do documento solicitado.

[Ref. 24]       Botão [P]: Impressão do Requerimento via Relatório.


Veja abaixo a tela que surge ao clicar no Botão Asterisco:





Exemplo de Requerimento com custo – status: “Pgto Pendente”.

Para requerimentos que não possuem custo o status inicial será “Andamento”.

 

 Verificamos que a tela acima é referente ao Andamento da Solicitação do Requerimento. Neste exemplo temos a solicitação na Data “17/04/13”, feita pelo Usuário “administrador”, está alocada para o Departamento SC (Secretaria), o Status está como “Pagto Pendente”, ou seja, este status tem ligação direta com a questão financeira, o aluno precisa quitar a solicitação. No campo Descrição deste registro foi inserida a seguinte instrução “Entrada de pedido de requerimento.”.

O aluno é encaminhado ao setor financeiro para fazer a quitação da taxa de solicitação. O setor financeiro fará o recebimento, veja:

Parte 3: Recebendo o pagamento referente a solicitação de requerimento

O recebimento do valor da solicitação deve ser feito pela Tela Cobrança do Menu Financeiro, veja como efetuar este procedimento:



 

Selecione o item Cobrança [Ref. 25] do Menu Financeiro, uma nova tela será apresentada:





Digite parte do nome do aluno no campo Aluno [ Ref. 26 ], o GEO apresentará alguns nomes relacionados ao dado digitado, faça a seleção do aluno desejado.

Desmarque a Caixa de Seleção Mostrar Todos [ Ref. 27 ] para o sistema apenas mostrar os títulos que estão com o Status Pendente. Para efetuar o recebimento clique na Caixa de



 Seleção Baixar [ Ref. 28 ] e clique no item Valores de Pagamento [ Ref. 29 ]. Novas opções surgirão, veja:





O Sistema traz como padrão a Data atual como a Data de pagamento [ Ref. 30 ], porém está data pode ser alterada conforme a necessidade. Clique no Botão Calcular [ Ref. 31 ]. O sistema fará o cálculo necessário e apresentará o valor a ser recebido no campo Valor Total [ Ref. 32 ].

Escolha a Forma de Pagamento [ Ref. 33 ] e clique no Botão Receber [ Ref. 34 ]. Após estes passos a referida cobrança estará com o Status “PG” de pago.

 

Parte 4: Conferindo o andamento da Solicitação do Requerimento.

Retorne a Tela de Pessoa e localize o aluno ao qual efetuou a solicitação. Clique na Aba Requerimento, Botão [ * ] [ Ref. 24 ] e veja o resultado apresentado na imagem abaixo:



Veja que surgiu dois novos registros [ Ref. 35 ] e [ Ref. 36 ].

  Os registros indicados são incluídos automaticamente após o financeiro ter recebido o pagamento do requerimento solicitado.

[ Ref. 35 ] – Fica registrado que o setor Financeiro efetuou a baixa. Status “Concluído”.

[ Ref. 36 ] – É lançado um novo registro de encaminhamento para o mesmo setor do primeiro registro, informando que o processo está em “Andamento”, ou seja, deve ser dado continuidade.

 

Após o setor competente responsável pela confecção do requerimento concluir o processo, deverá fechar o a solicitação de requerimento, finalizando o mesmo. Veja como efetuar este procedimento:




Ref. 37 ] – Efetue o preenchimento dos campos colocando o Status como “Finalizado” e fazendo algum tipo de observação que ache necessário.

[ Ref. 38 ] – Utilize o Botão Inserir para incluir os dados preenchidos na referência anterior. [ Ref. 39 ] – Utilize o Botão Fechar para sair do Modo Andamento do Requerimento.





O Status Geral do Requerimento passou a ser “Finalizado” [ Ref. 40 ] indicando que o processo do Requerimento foi finalizado.


O sistema gerou um número de protocolo [ Ref. 41 ].


Relatórios para Acompanhamento de Requerimentos.

 

 O Sistema GEO disponibiliza dois relatórios para o efetivo controle do andamento dos requerimentos.

Para acessa-lo siga as orientações abaixo:




Acesse Configurações || Relatórios [ Ref. 42 ]

 Escolha a Categoria Acadêmico [ Ref. 43 ], digite no campo Nome [ Ref. 44 ] “requerimento” e clique no link filtrar [ Ref. 45 ].




Utilize os relatórios abaixo para fazer o acompanhamentos dos requerimentos.







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