Se sua instituição escolar já possui uma carteira bancária de títulos registrados já homologada no Software GEO, é necessário após a geração dos títulos enviar a remessa para registro dos boletos junto a instituição bancária.
Siga o passo a passo descrito abaixo para efetuar o procedimento de forma correta. Qualquer dúvida que surgir peça ajuda do suporte, pois erros nesse processo de geração podem ocasionar custos adicionais cobrados pela instituição bancária caso seja registrado títulos com valores errados e seja necessário efetuar o cancelamento dos mesmos.
1º Passo: Conferência dos títulos gerados
Após o processo de geração de títulos, para saber sobre esse assunto consulte o artigo Geração de Títulos pela Tela Manutenção de Cobrança, é prudente emitir um relatório para conferência dos valores gerados. Indicamos a emissão do relatório Previsão de Recebimento.
Veja abaixo o exemplo do relatório sugerido, com preenchimento do filtro, para que você tenha a ideia de como efetuar a conferência:
Os dados apresentados no relatório foram tarjados propositalmente para preservar a privacidade das informações.
Veja que no relatório apresentado o mesmo está organizado por curso e seus respectivos boletos gerados, onde pode-se conferir a data de vencimento, valor bruto, bolsa, desconto de pontualidade (chamado também de abatimento) e o valor líquido do boleto.
2º Passo: Possíveis correções
Caso você identifique no momento da conferência que algum título saiu com algum valor errado, um desconto equivocado etc., faça o cancelamento do título em questão, na sequência promova as alterações cadastrais necessárias e efetue uma nova geração dos boletos que apresentaram alguma inconsistência, para isso no momento da geração escolha aluno por aluno utilizando a tela de Manutenção de Cobrança (Aba Geração).
Após tudo conferido e possíveis correções executadas, é chegado o momento de efetuar a geração da remessa que será enviada ao banco. É importante você usuário saber que o GEO vai incluir no arquivo remessa todas as informações necessárias para o registro do boleto, e caso alguma informação cadastral esteja errada ou em falta, o banco posteriormente avisará por meio do arquivo CNAB do retorno de confirmação de registro.
Dados obrigatórios que devem estar cadastrados no GEO para o registro ser aceito: