Boletos registrados - remessa de títulos para envio ao banco: como gerar?

Boletos registrados - remessa de títulos para envio ao banco: como gerar?

Se sua instituição escolar já possui uma carteira bancária de títulos registrados já homologada no Software GEO, é necessário após a geração dos títulos enviar a remessa para registro dos boletos junto a instituição bancária.


Siga o passo a passo descrito abaixo para efetuar o procedimento de forma correta. Qualquer dúvida que surgir peça ajuda do suporte, pois erros nesse processo de geração podem ocasionar custos adicionais cobrados pela instituição bancária caso seja registrado títulos com valores errados e seja necessário efetuar o cancelamento dos mesmos.


1º Passo: Conferência dos títulos gerados

Após o processo de geração de títulos, para saber sobre esse assunto consulte o artigo Geração de Títulos pela Tela Manutenção de Cobrança, é prudente emitir um relatório para conferência dos valores gerados. Indicamos a emissão do relatório Previsão de Recebimento.



Veja abaixo o exemplo do relatório sugerido, com preenchimento do filtro, para que você tenha a ideia de como efetuar a conferência:


Os dados apresentados no relatório foram tarjados propositalmente para preservar a privacidade das informações.



Veja que no relatório apresentado o mesmo está organizado por curso e seus respectivos boletos gerados, onde pode-se conferir a data de vencimentovalor brutobolsadesconto de pontualidade (chamado também de abatimento) e o valor líquido do boleto.



2º Passo: Possíveis correções

Caso você identifique no momento da conferência que algum título saiu com algum valor errado, um desconto equivocado etc., faça o cancelamento do título em questão, na sequência promova as alterações cadastrais necessárias e efetue uma nova geração dos boletos que apresentaram alguma inconsistência, para isso no momento da geração escolha aluno por aluno utilizando a tela de Manutenção de Cobrança (Aba Geração).


Após tudo conferido e possíveis correções executadas, é chegado o momento de efetuar a geração da remessa que será enviada ao banco. É importante você usuário saber que o GEO vai incluir no arquivo remessa todas as informações necessárias para o registro do boleto, e caso alguma informação cadastral esteja errada ou em falta, o banco posteriormente avisará por meio do arquivo CNAB do retorno de confirmação de registro.


Dados obrigatórios que devem estar cadastrados no GEO para o registro ser aceito:

  • Endereço completo do pagador (com CEP)
  • CPF do pagador



3º Passo: Gerando o arquivo de RemessaApós tudo conferido e estando seguro que as informações dos títulos gerados estão corretas, é chegado o momento de efetuar a geração do arquivo remessa, para que o mesmo seja importado no ambiente de transmissão de arquivo de sua instituição bancária.
Cada instituição bancária possui sua estrutura própria para receber o arquivo de remessa, portanto caso você usuário tenha alguma dúvida em como realizar este procedimento, você pode consultar o setor de suporte da JC Soluções e se for necessário fazer contato diretamente com o suporte técnico do banco para receber as orientações.
Veja na animação abaixo como efetuar a geração da remessa, bem como fazer o download do arquivo para enviar ao banco. 
Geração do Arquivo de Remessa para a instituição bancária - Software GEO Gestão Escolar Online


4º Passo: Processando o arquivo de retorno para confirmação do registro. Atenção a este ponto, pois muitos usuários pensam que após o envio do arquivo de remessa para o banco o processo já tenha sido concluído. É muito importante que no dia posterior ao transmitir o arquivo de remessa na instituição bancária, fazer o download do arquivo de retorno do dia (esse procedimento é diário para a baixa de títulos), porém dentro deste arquivo de retorno, além das informações dos pagadores do dia anterior, haverá também a informação de confirmação dos registros dos títulos. Portanto, processe o arquivo de retorno pela Aba Retorno CNAB e logo após emita o relatório Ocorrências do Processamento do CNAB, que trará todos os títulos que foram registrados e caso o banco não tenha aceito algum registro de título, o mesmo estará sinalizado para que o usuário faça a conferência e a manutenção adequada no cadastro para que o título seja enviado novamente ao banco em uma nova remessa.

Tendo dúvidas sobre estes procedimentos faça contato com a equipe de suporte pelos canais de atendimento disponíveis.
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