O Professor saiu da escola. E agora, o que deve ser feito no sistema?

O Professor saiu da escola. E agora, o que deve ser feito no sistema?

Essa pergunta nos foi enviada pela usuária Marina da instituição Sesi Lavras - Oficina da Criança.



Neste artigo você aprenderá o passo a passo para fazer a manutenção adequada do cadastro do professor, quando o mesmo deixa de fazer parte do quadro de funcionários da escola, bem como as ações necessárias para vincular as disciplinas para o novo professor.

Importante: Nunca exclua o cadastro do professor que está saindo da escola, pois é fundamental manter as informações para futuras consultas, mantendo assim a integridade e confiabilidade dos dados.


Para facilitar a explicação vamos tomar como exemplo o cadastro abaixo para mostrar o passo a passo. Caso sua escola não utilize o recurso de geração de aulas, desconsidere a informação que será apresentada sobre a data de corte das aulas.


Vamos lá!




1º passo: 
Acessar o cadastro do professor (Tela: Cadastros | Professor)

O nome do professor neste exemplo foi preservado (tarja cinza), pois foi baseado em um caso real.



Mudar a Situação do Professor para "Inativo" e digitar a "Data de Demissão".




2° passo: 
Estando ainda com o Cadastro do Professor aberto, clique na Aba "Alocação" para visualizar todas as disciplinas e turmas que o professor está alocado, veja:



Como marcado na figura acima, para visualizar todas as turmas que o professor ministra aula, basta digitar o "Ano Letivo" e escolher o "Status da Turma".

No caso do exemplo que estamos utilizando, o professor é de sala (polivalente), ou seja, ministra aula em várias disciplinas na mesma turma. Caso o professor dê aulas em outras turmas, o procedimento abaixo deve ser feito em todas elas.




3° passo: 
Clique no Código da Turma para acessá-la. Neste exemplo o clique foi feito em "16EF03 A". Estando dentro do cadastro da turma clique na Aba "Alocação", veja:

O nome dos professores neste exemplo foi preservado (tarja cinza), pois foi baseado em um caso real.



Na imagem acima foi destacado todas as disciplinas que estão alocadas para o professor que não pertence mais ao quadro de funcionários da escola. Essas alocações devem se alteradas para o nome do novo professor.

Para que essa alteração possa ser realizada, o novo professor já deve estar devidamente cadastrado, com seus níveis liberados. Caso tenha dúvidas em como cadastrar um novo professor consulte o artigo: Como fazer o cadastro de Professores?





4° passo: 
Agora é o momento de fazer a alteração do professor na alocação. Ainda com base na imagem acima (Alocação), deve-se clicar individualmente no Botão Alterar
 (Lápis) de cada disciplina. O campo "Nome" será liberado para escolher o novo professor que assumirá a disciplina. Veja:


O nome dos professores neste exemplo foi preservado (tarja cinza), pois foi baseado em um caso real.


Basta clicar na caixa de seleção do nome do professor e escolher o novo professor que assumirá a disciplina.

Após esta escolha o sistema mostrará a seguinte janela sobreposta:





Se a sua instituição escolar estiver utilizando o Controle de Aulas, ou seja, fazendo o controle das presenças aula a aula, será necessário digitar a Data de Corte para que as aulas que estavam programadas sejam alteradas para o nome do novo professor. Após ter digitado a data clique no botão "OK" para confirmar. Para concluir o processo, clique no Botão Salvar (Disquete Preto), conforme indicado por um círculo vermelho na imagem da Alocação.

Atenção: se você não está seguro se sua escola utiliza ou não o controle de aulas, faça contato com o suporte, para não cometer nenhum engano.


Se sua escola não utiliza o controle de aulas, não é necessário digitar a Data de Corte. Clique no Botão "Cancelar" e depois para concluir o processo, clique no Botão Salvar (Disquete Preto), conforme indicado por um círculo vermelho na imagem da Alocação disponibilizada acima.


Com esses procedimentos realizados todo o processo necessário para o objeto deste artigo já foi concluído.



 


Ficou com alguma dúvida?

Faça contato com a equipe de suporte no telefone (11)2626-2637 ou envie e-mail para: suporte@jcsolucoes.com.br


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