Cadastro de Bolsas e Benefícios

Cadastro de Bolsas e Benefícios

Cadastro de Bolsas e Benefícios

O Sistema GEO (Gestão Escolar Online) permite um total controle de bolsas e benefícios, permitindo qualquer combinação de valores ou porcentagens, bolsas agrupadas e "em cascata" (quando uma porcentagem é calculada depois do resultado da bolsa anterior), cadastro de "pagantes" (quando o aluno tem bolsa mas alguém é responsável por pagar o valor descontado do mesmo) etc.


Na Tela de "Pessoa" (Menu ACADÊMICO - Cadastros - Pessoa), na aba "Serv", temos as matriculas em serviços que o aluno possui cadastrado. Um benefício é dado diretamente para cada serviço que ele possui. Para isso, clique no desenho da "lupa" do serviço onde queira inserir a bolsa:


 


A seguinte janela sobreposta será apresentada:







Veja a descrição de cada campo:



Benefício: selecione o tipo de benefício que está concedendo (Ex: Filho de Funcionário, Convênio etc). Essa lista é organizada na tela de parâmetros, e você pode ver como fazer nesse link.


Data Início e Data Fim: a vigência do benefício.


Valor / Porc (%): o sistema permite que você cadastre um valor fixo, em reais para o benefício, ou uma fator de porcentagem. No caso do percentual, você deverá escolher sobre qual Valor Base ele será aplicado: Bruto (valor total da parcela) ou Líquido (valor considerando eventuais Abatimentos Condicionais*).


* Abatimentos Condicionais são cadastrados nas parcelas do serviço (Botão Abat.), e servem para conceder possíveis reduções de valores por pagamentos antecipados ou até o vencimento (considerando uma regra geral para todos os alunos). Ao cadastrar a bolsa, você poderá aplicar o % (percentual) sobre o valor já descontando esse abatimento, reduzindo custos para escola e justificando que este é um benefício já concedido independentemente da bolsa.



Ordem Prioridade: no caso de bolsa única ou de bolsas "somadas", colocar sempre "1" nesse campo. Esse campo é útil para casos onde o percentual de uma bolsa deve ser calculado sobre o valor residual de outra. Por exemplo: o aluno possui 10% de um benefício e mais 10% de outro. Com as prioridades iguais, mesmo com os benefícios computados separadamente, o valor final será o equivalente a 20%. Se a prioridade for diferente, o sistema aplicará os primeiros 10% sobre o valor total, e o 10% restante sobre o valor total já abatido o primeiro benefício. Caso o campo não seja preenchido pelo usuário, o sistema assumirá automaticamente o número "1".



Manter Abat?: quando um benefício é concedido, o sistema automaticamente desconsidera possíveis abatimentos da parcela padrão. Nos casos em que queira manter o abatimento além do benefício, esse campo deve ser marcado.



Data Expiração: uma forma de manter a adimplência de alunos com benefícios é cadastrar o benefício condicional. Nesse caso, quando a data de "validade" da bolsa é ultrapassada, o aluno perde o direito ao benefício. No caso de pagamentos via internet, onde é possível a inserção do desconto mesmo após a data, o sistema detecta essa tentativa de pagamento indevido e mostra no relatório de baixa do cnab a oscilação no valor pago. A data para expiração da bolsa pode ser a data do vencimento do título (mais comum) ou a data do abatimento (caso tenha cadastrado na parcela). No caso da data de abatimento, o campo "Cód. Abatimento" deve ser preenchido para fazer referência a qual das datas o sistema deverá considerar (cuidado neste ponto, pois é muito comum estar cadastrado na parcela um determinado abatimento, e no registro da bolsa ser escolhido outro).



Pessoa Pagante: existem casos em que o aluno possui uma bolsa, mas esta não é "por conta" da escola, e sim paga por alguma entidade (prefeitura por exemplo). Nesse caso, inserimos esse parceiro no campo "Pessoa Pagante", que é um campo auto-completar (o conveniado deverá estar previamente cadastrado como Pessoa no sistema). Note que isso é diferente de quando o aluno tem mais de um responsável financeiro. Nesse caso, o boleto é desmembrado para mais de um pagante. No caso da bolsa com pessoa pagante, o boleto do aluno sai com o campo de desconto preenchido normalmente como as outras bolsas, mas esta é "reembolsada" por alguém.



Observação: preencha esse campo com qualquer observação ou comentário que achar pertinente. O preenchimento não é obrigatório. O conteúdo digitado neste campo não é incluído na descrição do boleto, serve apenas para consultas e referências futuras para melhor gestão dos dados ao longo do tempo. É bastante utilizado para incluir as particularidades do porque ter concedido o benefício.



O Indicação (chave | matrícula - nome - turma): A função deste campo é fazer o vínculo de um outro aluno ativo que foi indicado por este cadastro. É um recurso para as escolas que usam como estratégia algum benefício por indicação, e que o mesmo só será mantido até quando o indicado continuar a cursar. Caso o indicado venha a cancelar o curso, o benefício do indicador terá a data final alterada para a data do dia de cancelamento, desistência etc. Só deve ser utilizado, quando de fato existir essa regra mencionada acima.


 


Ficou com alguma dúvida?

Faça contato com a equipe de suporte no telefone (11)2626-2637 ou envie e-mail para: suporte@jcsolucoes.com.br


    • Related Articles

    • _Cadastro de Bolsas e Benefícios

      O Sistema GEO (Gestão Escolar Online) permite um total controle de bolsas e benefícios, permitindo qualquer combinação de valores ou porcentagens, bolsas agrupadas e "em cascata" (quando uma porcentagem é calculada depois do resultado da bolsa ...
    • Como Cadastrar a Nomenclatura dos Benefícios?

      Neste artigo você aprenderá a: Incluir a nomenclatura dos benefícios que a escola utiliza Para que serve os benefícios? Os benefícios são utilizados para ofertar algum tipo de "desconto / benefício" aos alunos. Existem benefícios que são comuns entre ...
    • CADASTRO DE SERVIÇO E PARCELAS (COMPLETO)

      O Recurso Cadastro de Serviço e Parcelas é utilizado na preparação do GEO para inclusão da base os serviços e parcelas pré-definidos com de abatimentos condicionais por data. Seja para escolas de Educação Infantil, Fundamental, Médio, Superior, ...
    • Como fazer o Cadastro de Documentos e Pacotes de Documentos?

      O Sistema GEO possui uma rotina para efetuar o controle de entrega de documentos, onde o sistema pode incluir automaticamente, no processo de matrícula (Tela de Matrícula Rápida), todos os documentos que estão relacionados no Pacote de Documentos que ...
    • TREINAMENTO 10 – CADASTRO DE INTERESSE / TELA ATENDIMENTO

      Objetivo: fornecer as informações necessárias para que o usuário consiga cadastrar o interesse e utilizar a tela de atendimento de forma eficaz. Duração: 1 hora Pré-Requisitos: conhecimentos básicos de navegação web. Introdução O sistema GEO permite ...